SIMULADORES AATD

A QNE possui um modelo de simulador em cada uma de suas bases.

Localizado em nossa sede e fabricado pela extinta BR Simulations, o simulador modelo GA-30 cumpre todos os requisitos da Instrução Suplementar Nº 141-007 emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil para que seja conduzido o treinamento de voo por instrumentos (IFR). Ele conta com comandos de voo para o piloto e copiloto, podendo simular uma aeronave monomotora ou multimotora visando atender aos requisitos da licença pretendida de cada candidato. Além disso o simulador permite a utilização das luzes externas, magnetos, ignição, bateria, alternador, bomba de combustível, aquecimento de Tubo de Pitot, entre outros acessórios.

Já o simulador baseado no Rio de Janeiro, foi fabricado pela Macbare Cockpits e também cumpre todos os requisitos da Instrução Suplementar Nº 141-007 emitida pela Agência Nacional de Aviação Civil para que seja conduzido o treinamento de voo por instrumentos (IFR) além de contar com campo de visão de 120º proporcionando assim, maior imersão no treinamento.  O simulador também permite a utilização das luzes externas, magnetos, ignição, bateria, alternador, bomba de combustível, aquecimento de Tubo de Pitot, entre outros acessórios.

Ambos os simuladores detém a capacidade de cumprir procedimentos RNAV pois possuem um equipamento GNSS instalado (Garmin 530W).